Avançar para o conteúdo principal

CALORIAS?!

CALORIAS. 
CALORIAS CONTAM?
Narrando a ciência.
Este texto é para médicos,  nutricionistas, treinadores e atletas,
mas eu o escrevo para qualquer pessoa leiga  entender.
Existe um debate acalorado entre dois pensamentos opostos sobre alimentação e calorias. 
Os dois lados apresentam argumentos e então representados por pessoas relativamente inteligentes, pessoas com doutorados e mestrados, aliás esse debate está a nível acadêmico.
https://biography.omicsonline.org/united-kingdom/de-montfort-university/bart-kay-370663
Estão calorias contam?
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17116702/
Antes que você venha aqui com sangue nos olhos tentando argumentar a sua opinião sobre o assunto e me atacar, eu lhe peço que leia todo o texto, e as referências em que eu lhe vou apresentar o motivo porque os dois lados estão redondamente enganados!
Sim os dois lados estão literalmente enganados!
E acredito que estejam a enganar as pessoas por ignorância. 
Uma das premissas da ciência é questionar, porém nos dias de hoje ninguém mais pode questionar a dita autoridade docente, e na formação os próprios docentes não questionaram seus professores e passam para seus alunos uma ideologia retrógrada sem qualquer tipo de verdade. 
Então as questões são
1. O que são calorias?
2. É possível contar calorias?
3. É possível queimar calorias?
4. Como o corpo se livra da obesidade, gordura corporal?
https://en.wikipedia.org/wiki/Calorie

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16277824/
Esta afirmação de que calorias contam e que comemos calorias e queimamos calorias é dissiminada por agências governamentais 
https://healthysd.gov/understanding-calories/
Da mesma forma que vc aprendeu erroneamente que gordura animal é tóxica, colesterol dá doença cardiovascular e proteína promove o câncer, são hipóteses que saem realidade objectiva, e no entanto tem preenchido milhares de páginas nos jornais científicos.

Respondendo aos mais preguiçosos ou sem tempo de ler todo o artigo e suas referências deixo aqui um resumo.

[Numa resposta curta e de certa forma grosseira e simplista, calorias não contam dentro de um sistema aberto como o corpo humano.
O corpo humano é composto por massa materia, e calorias são fotões sem massa nem qualquer tipo de matéria física, calorias são uma forma de medir energia calor temperatura, é impossível alguém comer calorias "fotões luz", é impossível alguém queimar fotões ou engordar com algo que não tem massa física. 
Alimentos não tem calorias,  o que existe é a possibilidade de calorias quando expomos uma molécula a uma corrente elétrica dentro de um equipamento "calorimetro", fazendo essa molécula queimar e liberando um determinado número de energia calor e fazendo a água elevar sua temperatura e medindo em calorias, exemplo uma grama de proteína libera 4 calorias, na verdade tem 5.25 calorias mas eu explico mais tarde. 
E isso não pode ser convertido em peso corporal de forma alguma! A grama da proteína tem peso e afeta o seu peso corporal, porém calorias não têm qualquer efeito sobre o seu peso.
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28765272/

https://www.sydney.edu.au/news-opinion/news/2023/07/05/its-time-to-bust-the-calories-in-calories-out-weight-loss-myth.html
Da mesma forma que seu bife na churrasqueira recebe milhares e milhares de calorias calor ele não engorda nem ganha peso, ele também não emagrece no prato quando erradia perde calorias calor.
Nem vc engorda se expondo à radiação solar ou emagrece se no escuro. 
Você engorda por comer quantidades de matéria que é quantificada por gramas carboidratos gorduras e proteínas, e a metabolização oxidação dessas moléculas físicas com massa volume e peso. O seu corpo ou metaboliza essas moléculas incorporando-as ou eliminando 
Calorias não tem peso massa ou podem ser usadas como energia pelo organismo.]

Obviamente que o foco principal deveria ser que tipo de animal o ser humano é, e qual a sua alimentação natural e específica, e esse tema é muitíssimo mais controverso que o tema das calorias.
https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0028689
Mas deixemos esse assunto para outra ocasião. 
https://scholar.google.com/citations?user=HncMwZkAAAAJ&hl=en

Agora que dei um nó na sua cabeça vamos à explicação mais longa, uma aula rápida, e cabe a você estudar mais sobre o assunto caso o tema seja pertinente.

Se os programas de contagem de calorias funcionassem, os pacientes não estariam pedindo ajuda!
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6082688/
Agora que você decidiu não mais se deixar lobotizar, por desinformação, por textos na Internet redigidos por acéfalos graduados.
Eu espero que nunca mais cometa esse erro ridículo de repetir, "contar calorias, consumir calorias, queimar calorias", e espero de coração que você não acredite em nada que eu aqui escrevi por simples fé ou porque confia em mim, vá e faça o seu trabalho de casa e estude, e por si mesmo tire suas próprias conclusões. 

https://youtu.be/HUIj_3US7SA

O QUE SÃO CALORIAS?

A maioria das pessoas acredita que calorias são alguma coisa física palpável, e nesse grupo de pessoas temos também médicos, educadores,nutricionistas, personal trainers, e gurus da Internet.
Estão não se sinta mal se vc também caiu nesta confusão. 
Nos vemos um debate acalorado entre dois lados, um lado diz que todas as calorias são iguais e que devemos reduzir o seu consumo para podermos perder peso corporal "gordura" independentemente da proveniência dessas calorias. 
O outro grupo diz que calorias não são importantes desde que não sejam calorias vazias, ou seja essas pessoas se referem à qualidade dos alimentos independentemente da quantidade calórica ingerida.

E aí está o problema!
É que os dois grupos estão igualmente errados, eu diria redondamente enganados. 
É que ambos trazem para o tema que calorias são algo palpável algo com massa peso volume, e que seria possível o seu corpo aumentar de tamanho se você consumir essas calorias em excesso. 

Calorias nada mais é que uma referência  para quantificar energia liberada de um determinado alimento ou moléculas físicas quando expostas e queimadas por "exemplo" numa  Bomba calorimétrica um aparelho de sistema fechado. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26724069/
Essa energia quantificada em CALORIAS nada mais é que fotões Radiação térmica
A radiação térmica é um tipo de radiação eletromagnética, especificamente aquela que transfere calor frequentemente na forma de ondas infravermelhas. Geralmente, a radiação térmica e as ondas infravermelhas são referidas simplesmente como "calor". Como o calor é transportado por ondas eletromagnéticas, ele não precisa de um meio físico para transferi-lo.
Radiação térmica https://energyeducation.ca/encyclopedia/Radiation
O conceito de calor está intimamente ligado ao conceito de energia. De certa forma o calor pode ser entendido como sendo um fluxo de energia, em outras palavras, energia em trânsito. Se o calor transporta energia, quer dizer que ele pode ser considerado como onda. Uma onda é um tipo específico de movimento formado por um pulso ou sucessivos pulsos que transporta apenas energia e podem se propagar no vácuo ou em meios materiais. No caso do calor, essa energia é transportada na forma de onda eletromagnética na frequência do infravermelho.

Se um corpo está em uma determinada temperatura ele emite radiação. Essa radiação, por estar ligada a temperatura, é chamada radiação térmica. Isso quer dizer que todos os corpos, por possuírem determinadas temperaturas, emitem radiação. Então quando um corpo emite mais radiação do que absorve, ele se aquece, caso contrário ele resfria. A radiação térmica é uma radiação natural e não ionizante, isso quer dizer que ela interage com a matéria sem causar nenhuma alteração em sua estrutura, aqui não nos referimos ao corpo humano, um exemplo seria o sol e a terra.

A diferença entre o calor e a luz visível está apenas no comprimento de onda (ou frequência)no espectro eletromagnético, essa energia libertada pode ser medida por calorias, mas o nosso corpo não consome ou usa calorias dos alimentos. Primeiramente porque os alimentos que consumimos não contêm qualquer tipo de caloria, ele tem um potencial calórico caso alguém o coloque (1g) numa bomba calorimétrica o exponha a uma carga elétrica e medindo o número de energia calorias libertada para aquecer água em 1 grau, essa energia calorias não tem peso massa ou volume e você não pode de forma alguma consumir calorias, tampouco pode queimar as mesmas, não é possível queimar energia nem ganhar peso com 1 milhão de calorias pois elas são fotões sem massa para serem pesadas. 
Por exemplo o seu bife no grelhador ou o seu brócolis na água quente estão recebendo milhares de calorias, e o seu peso não altera nada por esse motivo, da mesma forma que quando deixados num prato eles perdem calorias sem perder uma única grama. 
Mas existem máquinas que trabalham com o uso de calorias (calor) por exemplo máquinas a vapor, essas calorias são usadas para produzir calor e fazer movimentar os pistões (motor)
https://www.britannica.com/science/radiant-energy
Mas nós não somos um sistema fechado onde podemos consumir e utilizar calorias.

2. É possível contar calorias?
Teoricamente sim!
Se isso implicar usar uma bomba calorimétrica. 
Mas como estamos falando de um sistema aberto como o nosso corpo humano, não é possível contar calorias!
 Calorias só aparecem quando nós queimamos algo, por exemplo um grama de carboidrato açúcar, isso vai liberar uma energia que vai aquecer um grama de água em um grau, e para isso será libertado uma quantidade de energia, nomeadamente seriam 4.20 calorias, e o número é arredondado para o número mais próximo 4 calorias, 1 grama de amido nos dá 4.43 calorias, e arredondamos para as 4 calorias por grama, 1 grama de proteína libera 5.25 calorias mas como a proteína não é oxidada imediatamente o seu número é ajustado para 4.25 e nivelado para 4 calorias, já a gordura  poliinsaturada
 nos dá 9.20 calorias, a gordura animal saturada nos dá 6.5 a 8.0 dependendo do tipo de gordura, e tudo depende da bomba calorimétrica, 
 por grama, e o seu reajuste nos trás um número redondo de 9 calorias por grama.
Porém o próprio problema começa ja na bomba calorimétrica, pois não existe um padrão de medição nem de montagem da bomba, dependendo da marca usada os construtores tem normas e técnicas diferentes não padronizadas e temos por vezes números valores diferentes.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC10281735/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26724069/

E já que falamos sobre calorias, as fezes tem em média 5 calorias por grama, e isso é impossível de você contabilizar mesmo que você pese as suas fezes existe uma percentagem de 10% a 30% que vêm das bactérias do seu intestino e até hoje não sabemos separar os dois, você pesa as suas fezes? 
https://www.britannica.com/science/feces
Esse cálculo além de impossível não é realista pois não sabemos o que o corpo faz com os macros se ele usa toda a gordura para "energia" ATP e não calorias, ou se separa e usa parte dessa gordura para construção celular por exemplo isso nos deixaria as escuras para determinar as ditas calorias usadas. 
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33029899/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23647171/
O nosso corpo usa materia para crescer e oxida metaboliza matéria com massa peso e volume para emagrecer só e apenas isso, as calorias não contam, pois nós não dependemos de calorias para produzir trabalho.
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/5475323/

O bife a batata o Morango que você coloca na sua boca tem zero calorias principalmente se estiverem frios e o nosso corpo não usa ou consegue liberar essas calorias para produzir movimento, nós usamos os nutrientes enzimas para metabolização e a produção de movimento celular e físico e com isso liberamos calor pelo movimento efetivo do organismo interno e externo mas nunca conseguimos extrair de um grama de energia das calorias como se extrai numa bomba calorimétrica. 
Por isso é impossível de contar calorias num corpo humano num sistema aberto e que não usa o mesmo mecanismo que uma bomba.
Outra coisinha linda muito importante que a maioria dos nutricionistas desconhece é que por lei as empresas de alimentos podem errar até 20% para cima ou baixo do valor nutricional dos seus produtos, seja na composição protéica carboidratos e gorduras bem como determinação calórica, isso dá uma margem de 40% de possibilidades de erro. 
Por exemplo você identifica nos seus alimentos 2500 calorias diárias isso quer dizer que na verdade você está consumindo entre 2000 calorias a 3000 calorias sem contar tudo o resto que ja discutimos aqui, ok? 
https://www.fao.org/3/Y5022E/y5022e04.htm

https://www.sciencealert.com/humans-were-actually-apex-predators-for-2-million-years-study-finds

Em baixo a referência para meus amigos brasileiros da própria Anvisa e Idec
Mas essa lei é quase universal nos outros países também.
https://idec.org.br/em-acao/em-foco/anvisa-corrige-resoluco-sobre-rotulagem-nutricional

https://acclabel.com/vos-valeurs-nutritives-sont-elles-fiables/
Um estudo australiano descobriu que os alimentos continham entre 13% menos e 61% mais componentes de energia ou nutrientes do que a embalagem declarada.
https://theconversation.com/its-time-to-bust-the-calories-in-calories-out-weight-loss-myth-199092

Os seres humanos não são calorímetros de bomba, é claro, e não extraímos todas as calorias dos alimentos que ingerimos. Esse problema foi abordado no final do século XIX, em um dos experimentos mais épicos da história da ciência da nutrição.

Wilbur Atwater, um cientista do Departamento de Agricultura, começou medindo as calorias contidas em mais de 4.000 alimentos. Em seguida, ele alimentou voluntários com esses alimentos e coletou suas fezes, que incinerou em uma bomba calorimétrica.
https://www.sciencealert.com/why-the-calorie-is-broken

Esqueçam essa história de contar calorias mesmo que calorias tivessem qualquer tipo de relevância é impossível vocês contarem calorias e terem sequer uma aproximação realista. 
O que existe é uma aproximação muito fraca na verdade entre calorias e volume de alimento, e o que realmente você conta é o volume peso a massa do alimento, então o que você nutricionista vai fazer é parar com esse circo de contar calorias, sair do mundo de Narnia onde os animais falam, e passar a contar gramas de alimentos e aí sim o jogo é outro. 
https://www.nature.com/articles/s41430-022-01179-2

https://youtu.be/qrNS_NnL10A

3. É possível queimar calorias?
Não!
Calorias são fotões, são a medida de energia do campo eletromagnético, é impossível queimar energia pura, ela simplesmente se move de um lado para outro, energia não é destruída!
Não se esqueça calorias não são uma coisa palpável, com volume peso que possamos destruir elas são ondas do espectro eletromagnético 1 bilhão de calorias atravessando o teu corpo não te faz ganhar um grama de peso.
As quatro leis da termodinâmica

0 ª Lei da Termodinâmica
A Lei Zero da Termodinâmica afirma que se dois sistemas estão em equilíbrio termodinâmico com um terceiro sistema, os dois sistemas originais estão em equilíbrio térmico entre si. Basicamente, se o sistema A está em equilíbrio térmico com o sistema C e o sistema B também está em equilíbrio térmico com o sistema C, o sistema A e o sistema B estão em equilíbrio térmico entre si.

1ª Lei da Termodinâmica
A Primeira Lei da Termodinâmica afirma que a energia pode ser convertida de uma forma para outra com a interação de calor, trabalho e energia interna, mas não pode ser criada nem destruída, em nenhuma circunstância.
Conservação de energia
Primeira Lei da Termodinâmica

2ª Lei da Termodinâmica
A Segunda Lei da Termodinâmica afirma que o estado de entropia de todo o universo, como um sistema isolado, sempre aumentará com o tempo. A segunda lei também afirma que as mudanças na entropia no universo nunca podem ser negativas.

3ª Lei da Termodinâmica
A 3ª lei da termodinâmica permitirá essencialmente quantificar a amplitude absoluta das entropias. Diz que quando estamos considerando uma estrutura cristalina totalmente perfeita (100% pura), no zero absoluto (0 Kelvin), ela não terá entropia (S). Observe que, se a estrutura em questão não fosse totalmente cristalina, embora ela tivesse apenas uma desordem extremamente pequena (entropia) no espaço, não poderíamos dizer com precisão que ela não tinha entropia.(0 Kelvin), não terá entropia (S). Observe que, se a estrutura em questão não fosse totalmente cristalina, embora ela tivesse apenas uma desordem extremamente pequena (entropia) no espaço, não poderíamos dizer com precisão que ela não tinha entropia.
Armazenando coisas
Os aminoácidos são usados ​​para construir ou reparar proteínas. Normalmente, a quantidade de proteína que seu corpo produz será aproximadamente igual à quantidade de proteína que ele decompõe em um determinado período de tempo, o que equivale a nenhuma mudança líquida na massa. No entanto, se houver um gatilho para sintetizar muito mais de uma determinada proteína do que você está quebrando (ou seja, treinamento de resistência como um gatilho para sintetizar mais proteínas contráteis e estruturais em seus músculos), alguns desses aminoácidos serão incorporados em as novas proteínas, resultando em um ganho líquido de massa.

A glicose é armazenada como glicogênio (uma cadeia longa e ramificada de moléculas de glicose) principalmente em dois locais: no fígado e nos músculos esqueléticos. Seu fígado pode armazenar cerca de 100g de glicose e seus músculos podem armazenar outros 300-600g, dependendo de como você está. Cada grama de glicogênio também atrairá cerca de 4g de água.

As proteínas são responsáveis ​​por quase todas as coisas interessantes que acontecem em seu corpo, então não vou me estender muito sobre o “uso” de aminoácidos – isso transformaria isso de um pequeno artigo em uma pequena biblioteca.

Glicose e ácidos graxos são usados ​​principalmente para produzir trifosfato de adenosina (ATP), que é o que seu corpo usa como energia para quase todos os bilhões de reações químicas que estão ocorrendo dentro de você a qualquer momento. Os produtos finais de sua decomposição são dióxido de carbono (CO 2 ) e água (H 2 O). Os aminoácidos também podem ser usados ​​para produzir ATP. Primeiro eles precisam ser desaminados (removendo a parte do aminoácido que contém nitrogênio), e então os bits restantes podem entrar no mesmo conjunto de reações que produzem ATP, CO 2 e H 2 O.

Finalmente, onde há falta de aminoácidos, ácidos graxos ou glicose, seu corpo pode sintetizar o macronutriente que falta de outras fontes que ainda tem em abundância. Todos os três nutrientes podem ser decompostos para formar piruvato, que é a molécula na “encruzilhada metabólica”. O piruvato pode ser usado para produzir mais glicose por meio de um processo chamado gliconeogênese (que se torna mais comum com ingestão muito alta de proteínas e ingestão muito baixa de carboidratos), mais ácidos graxos por meio de um processo chamado lipogênese de novo (que se torna mais comum com a superalimentação de carboidratos), e mais aminoácidos (o que se torna mais comum quando você não come proteína suficiente). Além disso, o piruvato pode ser usado para produzir cetonas, que também podem ser usadas para produzir ATP.

4. Como o corpo se livra da obesidade, gordura corporal?

Muitas pessoas não sabem de verdade o que acontece com a gordura corporal, a banha, o toucinho. Como é que essa gordura sai do seu corpo e para onde vai, em que é que ela se transforma? 
A influência poderosa da insulina na composição corporal.

https://link.springer.com/article/10.1007/s00265-020-02831-2

Qual é a composição quimica para água?
H²O
Qual é a composição química para dióxido de carbono?
CO²
Todos sabemos disto, é química de 1 ano
Mas qual é a fórmula química da gordura humana?
C⁵⁵H¹⁰⁴O⁶ em média essa é a forma química,  em alguns casos algumas moléculas tem uma composição ligeiramente diferente mas a média é essa. 
E como isto sai do nosso corpo?
Não, não é queimando calorias, agora você sabe que é impossível queimar energia calorias. 
Então como eliminar isto C⁵⁵H¹⁰⁴O⁶?

C⁵⁵H¹⁰⁴O⁶ + 78O²      ➡️    55CO² + 52H²O
Água+oxigênio = dióxido de carbono e água!
A seta azul (➡️) é a transição e não querendo simplificar, mas são 3 anos de estudo em Bioquímica.
E essa gordura sai do corpo por sinalização química, onde o corpo oxida e metaboliza a gordura a usa como energia ATP, sim a energia do corpo humano é ATP e não calorias e essa gordura é reduzida a dióxido de carbono água, suor urina e o ar que sai dos seus pulmões, exatamente você perde gordura pelos pulmões.
Comendo menos fazendo o corpo usar a matéria prima dele mesmo, e a estimulação muscular onde o sinal é para reduzir o seu tamanho em gordura e aumentar a densidade e tamanho do músculo e em nada as calorias tem qualquer tipo de importância ou são usadas. O seu corpo libera calor, se vc vivesse ou se alimenta-se de calorias vc estaria se alimentando estando deitado ao sol como uma flor ou estaria engordando sempre que entrasse numa sauna de boca aberta e tentasse consumir o calor as calorias no ar, meio doido não é? Pois só um motor um sistema fechado pode utilizar calorias para movimento, nunca o corpo humano. 

https://acrobat.adobe.com/link/track?uri=urn:aaid:scds:US:1e20ce04-64bb-3ec6-b1bd-31056d5f24c5

Você engorda comendo coisas, não engorda comendo calorias, calorias não tem massa peso volume para lhe dar peso nem para fazer você perder peso. Vc come moléculas físicas e emagrece expulsando essas moléculas pela respiração urina e suor,só assim e de nenhuma outra forma, e nunca será de queimar calorias. 
Aqui é onde as coisas ficam legais. 
Eu não acho que as pessoas param para considerar para onde a massa realmente vai quando elas perdem peso. 
A grande maioria deixa seu corpo por exalação ou micção. 
O CO 2 que você produz ao produzir ATP a partir de glicose, ácidos graxos ou aminoácidos é transportado para os pulmões e expirado. 
Os pedaços de aminoácidos contendo nitrogênio que são decompostos são levados para o fígado e incorporados à uréia e depois excretados pela urina, juntamente com a água produzida ao produzir ATP.

Massa e energia de acoplamento
A essa altura, você deve ter uma boa ideia de como a massa percorre seu corpo, então agora nos voltamos para a questão principal: o que isso tem a ver com calorias (uma unidade de calor)?

Para responder a esta pergunta, o ATP é a chave. 
Lembre-se, glicose, ácidos graxos e aminoácidos são todos decompostos para produzir ATP antes que seus subprodutos (H 2 O, CO 2 e ureia) deixem o corpo. O ATP passa a fornecer a energia para quase todas as reações químicas em seu corpo. No entanto, a produção e utilização de ATP não é 100% eficiente. 
Cerca de 40% dessa energia vai para a realização de trabalho útil e os outros 60% são dissipados como calor (isto é, calorias; ). Fundamentalmente, a eficiência dessas reações é de aproximadamente 40%, independentemente de o ATP ter sido sintetizado a partir da quebra de aminoácidos, glicose ou ácidos graxos.
 Finalmente, algum calor adicional é perdido quando o ATP é realmente utilizado; incidentalmente, a utilização de ATP também é cerca de 40% eficiente(40% da energia é usada para realizar trabalho produtivo e 60% é perdida como calor).

Assim, uma determinada massa de aminoácidos, glicose ou ácidos graxos pode ser usada para produzir uma determinada quantidade de ATP e uma porção relativamente fixa da energia que vai para a produção e uso de ATP será dissipada como calor. Seu corpo pode produzir aproximadamente a mesma quantidade de ATP (e, portanto, calor) a partir de 1g de glicose e 1g de aminoácidos, e é por isso que ambos são rotulados como tendo 4 calorias por grama. Por outro lado, você pode produzir um pouco mais do que o dobro de ATP a partir de 1g de gordura do que a partir de 1g de glicose ou aminoácidos, e é por isso que a gordura é rotulada como tendo 9 calorias por grama.

Como a massa dos macronutrientes em um alimento ou nos tecidos do corpo está associada à produção de ATP, e como o uso de ATP está associado à produção de calor.

Então, para recapitular, a comida entra na boca e a grande maioria dos carboidratos, proteínas e gorduras dessa comida entra na corrente sanguínea como glicose, aminoácidos e triglicerídeos.
Os aminoácidos podem ser incorporados em novas proteínas, a glicose pode ser armazenada como glicogênio e os triglicerídeos podem ser armazenados no tecido adiposo. 
Dessas três opções, a síntese e a quebra de proteínas e os aumentos e reduções na gordura armazenada podem contribuir para mudanças de massa a longo prazo, enquanto as mudanças no glicogênio armazenado contribuirão apenas para flutuações transitórias na massa. 
Quando glicose, aminoácidos e ácidos graxos são decompostos para produzir ATP, os principais subprodutos são H 2 O, CO 2 e ureia. Você remove essa massa de seu corpo através da expiração e micção.
Nota a utilização de aminoácidos para produção de energia ATP é muito difícil, o corpo tende à reutilização dos aminoácidos em novas proteínas.
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27770651/

Aqui fica uma equação linda.
10kg de gordura corporal saem pelo seu corpo pela forma conversão de 8.4kg de CO²( dióxido de carbono) e 1.6kg em H²O (água)

Ricardo Machado 04/08/2023 Paris

Comentários